Continua após publicidade

3 dicas para evitar gafes e vergonha em processos seletivos em inglês

Professor Alberto Costa ,da Universidade de Cambridge, tem alguns conselhos para que não quer passar " na prova de carão" nos exames de inglês

Por Alberto Costa, da Cambridge Assessment English
Atualizado em 30 jul 2020, 10h41 - Publicado em 30 jul 2020, 10h32
vergonha
Vergonha: aquela hora em que o recrutador olha para você e pergunta how do you do? (plqml-felipe-pelaquim/Unsplash)
Continua após publicidade

Não é segredo para ninguém que o conhecimento na língua inglesa é frequentemente utilizado pelos empregadores como um fator decisivo para a escolha dos candidatos a vagas de emprego. Para verificar o domínio do idioma os recrutadores analisam vários fatores que vão desde o currículo recebido até a desenvoltura das pessoas em testes escritos e orais. Tudo isso a fim de medir a real capacidade de comunicação em inglês.

E quem tem o objetivo de conquistar esse tipo de oportunidade precisa estar sempre atento para não cometer gafes na hora de comprovar que está realmente apto. E para evitar que isso aconteça, reunimos algumas dicas abaixo. Veja só:

Estude os temas que poderão ser discutidos durante a entrevista

Leia sobre os assuntos que poderão ser abordados na hora da entrevista. Essa é uma boa forma de se familiarizar e relembrar termos mais específicos do mundo dos negócios. Depois disso pratique escrevendo redações que estimulem a argumentação e a familiarização com o vocabulário.

Uma boa dica é usar recursos online como o Write&Improve. Nele, a pessoa escolhe um tema, escreve seu texto e envia para um sistema que retorna em segundos com um feedback do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário. Assim, o nervosismo diminui e as chances de sucesso no momento de pressão são maiores.

A pronúncia é essencial!

Praticar a conversação em torno desses assuntos também é fundamental para evitar deslizes e facilitar a comunicação na hora da entrevista. Para isso, além de treinar com músicas e filmes em inglês, busque vídeos na internet que explorem os potenciais temas que serão abordados e preste atenção em como os termos novos são pronunciados. Lembre-se: a boa pronúncia começa, antes de tudo, no ouvido e se você nunca escutou alguém falando uma determinada palavra, dificilmente vai aprender a pronunciá-la apenas com a leitura.

Continua após a publicidade

Tenha uma certificação internacional

E não esqueça de declará-la no currículo! Como já explicamos por aqui, os exames de certificação internacional de proficiência são desenvolvidos com base em padrões internacionais de habilidades e comprovam, de maneira isenta, que a pessoa certificada está apta a se comunicar no nível testado e que não faltará base para as atividades do dia a dia. Justamente por facilitar a seleção dos candidatos mais bem preparados no idioma eles são muito bem vistos pela maioria das empresas nacionais e multinacionais. Ter uma certificação pode ser especialmente interessante em tempos de crise, como o período pelo qual estamos passando, quando as vagas estão mais disputadas e os gestores buscam fazer contratações cada vez mais assertivas.

Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.