Conheça 10 coisas sobre a Brown-forman, fabricante do uísque Jack Daniel’s
A Brown-Forman, dona das marcas Jack Daniel’s e El Jimador, cresceu dez vezes no país e mostra que é possível avançar sem uma cultura competitiva
Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 264, em 07 de maio de 2020.
Com um time de 73 pessoas e apenas dez anos de operação no Brasil, a Brown-Forman pode ser uma empresa desconhecida para muitas pessoas. Seu portfólio, que inclui o uísque Jack Daniel’s, a vodca Finlandia e a tequila El Jimador, entretanto, dispensa apresentações. A multinacional americana foi fundada em 1870 e é uma das cinco maiores empresas do segmento de bebidas do planeta.
Atualmente, a organização está presente em 170 países e emprega globalmente 4.600 funcionários. Desde que chegou ao Brasil, a Brown-Forman tem mostrado que nem só de cerveja vive o brasileiro. De 2009 a 2019, a venda de uísques da empresa cresceu mais de dez vezes: foi de 35.000 caixas para 400.000 caixas consumidas por ano.
O resultado foi responsável por colocar nosso país entre os dez principais mercados da companhia, ao lado de países como Estados Unidos, Rússia e Japão.
1 – Reforço no time
Em Fevereiro deste ano, 20 novos funcionários foram somados ao quadro da empresa, que se divide entre o escritório, localizado em São Paulo, e equipes de vendas espalhadas em regionais pelo Brasil.
2 – Por mais mulheres
No brasil, as mulheres representam apenas 30% da força de trabalho Da empresa. Para aumentar a equidade de gênero, desde o ano passado foram adotadas ações como recrutamento às cegas e exigência de que 50% dos candidatos nas etapas finais de seleção sejam mulheres.
3 – Flexível, mas nem tanto
Embora funcionários Abaixo do nível gerencial precisem marcar ponto, há flexibilidade de horário de entrada e de saída. O home office também é liberado um dia na semana, mas necessita ser alinhado com o gestor. Para facilitar a mobilidade, todos contam com notebook e celular corporativos.
4 – Em outro ritmo
Em comparação com outras empresas do setor de bebidas, a Brown-Forman tem um discurso menos agressivo. Durante o tempo de adaptação, os novos funcionários do time comercial, por exemplo, chegam a contar com comissão garantida pela companhia durante três meses.
5 – Fronteiras abertas
Existe oportunidade de carreira internacional, principalmente para a sede da multinacional, em Louisville, nos Estados Unidos. Desde que começou a operação por aqui, seis funcionários brasileiros foram expatriados.
6 – Bons drinques
O escritório tem um bar e, a cada dois meses, são realizadas happy hours temáticas com direito a bebida e comida liberadas e música ao vivo. Além disso, há um programa de pontos no qual trimestralmente os empregados podem resgatar garrafas dos rótulos produzidos pela companhia.
7 – Com responsabilidade
Todas as vezes que consomem bebida alcoólica, tanto em eventos corporativos como em pessoais, os funcionários podem utilizar motoristas da Uber para voltar para casa gratuitamente. A Brown-Forman possui uma parceria com a empresa e custeia as viagens.
8 – Crescimento lento
Embora afirme contar com uma estrutura definida de cargos e salários e com flexibilidade para conversar sobre expectativas profissionais, comentários de funcionários no site de avaliações Glassdoor reclamam da falta de clareza do plano de carreira na Brown-Forman.
9 – Segunda língua
Os empregados podem cursar aulas de inglês e espanhol dentro do escritório com 70% do valor subsidiado pela empresa. Para quem está fora de São Paulo, é possível aproveitar o benefício em escolas de idiomas locais.
10 – Corpo e mente
Funcionários e seus familiares contam com o Gympass para praticar atividades físicas. Além disso, a empresa disponibiliza um aplicativo customizado que fornece dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e meditação guiada.