Continua após publicidade

Danone vai abrir 400 vagas. Veja 10 coisas sobre trabalhar lá

Preocupada com a criatividade e a responsabilidade social, a Danone aposta em programas e práticas que estimulem a inclusão e a colaboração

Por Marina Verenicz
Atualizado em 3 mar 2020, 13h53 - Publicado em 3 mar 2020, 06h00
Escritório da Danone em São Paulo: mães que precisam viajar a trabalho podem levar os filhos de até 1 ano (Germano Lüders/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Nascida em 1919, a francesa Danone, gigante mundial do setor de laticínios, é tão famosa que sua marca virou sinônimo do principal produto que fabrica. Globalmente, a organização está presente em mais de 120 países. No Brasil há 49 anos, a empresa possui três divisões de negócios: lácteos e bebidas à base de vegetal; nutrição especializada; e águas.

Com sete fábricas no país e uma sede corporativa, a companhia emprega 4 500 funcionários. O quadro já foi maior, mas, nos últimos quatro anos, a Danone enxugou o número de empregados em 10% — consequência da crise econômica que atingiu em cheio o consumo dos produtos comercializados pela multinacional. Neste ano, no entanto, a organização espera uma retomada do crescimento, com a meta de elevar de 5% a 10% as vendas. Para conquistar o objetivo, aposta em novos artigos, como bebidas lácteas proteicas, chás e refrigerantes.

Estrutura híbrida

Apesar de a empresa ter organograma tradicional, os métodos ágeis e os squads já aparecem. As áreas de inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo, trabalham nos novos modelos. Além disso, há treinamentos internos sobre esse estilo de gerenciamento — 20 empregados são multiplicadores.

Bebê a bordo

funcionárias com filhos de até 1 ano que precisem viajar a trabalho podem levar junto o neném e um acompanhante — tudo pago pela companhia. os homens têm direito a 20 dias de licença-paternidade, e as mulheres, a seis meses. E esses períodos se aplicam também aos casais homoafetivos que adotem uma criança.

Responsabilidade Social

A Danone tem vários projetos sociais. Um deles ocorre em Poços de Caldas (MG), município em que está a principal fábrica da empresa. Em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social da cidade e com o núcleo de psicologia da Faculdade Pitágoras, a companhia oferece cursos a mulheres em situação de vulnerabilidade.

No escuro

Com o objetivo de aumentar a diversidade entre os estagiários, a Danone usa chatbots para recrutar às cegas nas primeiras fases do processo seletivo. o nome da faculdade e o gênero dos candidatos não aparecem.

Continua após a publicidade

Capacitação externa

A companhia tem um programa nacional para capacitação de PCDs que não trabalham na empresa — 500 pessoas já se formaram nos últimos três anos. Após os treinamentos, o currículo dos participantes é colocado à disposição de empresas parceiras.

Mais mulheres

A Danone exige que pelo menos uma candidata seja mulher na última etapa do processo seletivo. Hoje, 46% dos cargos de liderança são preenchidos por gestoras. e elas são 52% das novas contratações para a fábrica de Poços de Caldas.

Atendimento digital

Para resolver assuntos de gestão de pessoas e facilitar o dia a dia dos funcionários, existe a Nina, uma inteligência artificial. ela soluciona dúvidas simples de RH e faz cobranças aos funcionários. É a nina, por exemplo, que relembra os prazos para envio de relatórios e feedbacks.

Ao lado das startups

A divisão de produtos nutricionais lançou um desafio para que startups desenvolvessem novos produtos, serviços ou tecnologias. A iniciativa é feita com a ­Innoscience (consultoria de gestão de inovação) e com a Startse (plataforma de empreendedorismo). Foram 89 startups inscritas, 18 pré-selecionadas e três terão seus projetos adquiridos.

Continua após a publicidade

Alto e claro

Mesmo na crise, a companhia não deixa de comunicar os resultados. Há falas mensais da diretoria e da presidência transmitidas ao vivo. a mensagem fica gravada e disponível a todos.

10 Autonomia para inovar

Quinzenalmente, ocorrem reuniões para que os funcionários sugiram inovações. A participação é voluntária. numa dessas conversas, surgiu a ideia do Yopro, um iogurte UHT com alto teor proteico. o insight não veio da criação, de onde partiria originalmente, mas da área de qualidade.

Danone vai abrir 400 vagas. Veja 10 coisas sobre trabalhar lá

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.