Continua após publicidade

Esta é a reflexão sobre liderança de que Mario Sergio Cortella mais gosta

Em novo livro, Mario Sergio Cortella reúne reflexões que teve sobre carreira, propósito, liderança ao longo de 30 anos como escritor

Por Camila Pati
Atualizado em 19 dez 2019, 16h08 - Publicado em 4 jul 2019, 06h00
mario-sergio-cortella (Nana Higa/Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

 

O líder comprometido é aquele que traz a alegria para o mundo do trabalho, sem que essa alegria se transforme em descompromisso, em frouxidão daquilo que precisa ser feito.

Mario Sergio Cortella em Liderança em Foco

São Paulo – Esta reflexão sobre liderança é a que Mario Sergio Cortella mais aprecia porque, com ela, pontua-se que seriedade não é sinônimo de tristeza ou letargia. “O contrário de seriedade não é alegria e, sim, descompromisso. Desse modo, a liderança para si e para outras pessoas precisa acolher e promover a energia vital e o encantamento que uma obra significativa e decente traz”, diz Cortella.

Filósofo, professor e palestrante, Cortella publicou 37 livros com 1,5 milhão de exemplares vendidos, número que o coloca na lista de maiores best-sellers do Brasil. Em seu mais recente projeto Cortella reuniu frases e ideias que estão em seus livros. “O melhor do Cortella: trilhas do fazer” (Editora Planeta) traz inspiração nos temas de carreira, propósito , valores e profissão.

Continua após a publicidade

Frases sobre virtudes de líderes e a relação com liderados têm destaque no livro. Bons gestores, segundo Cortella, reconhecem suas limitações em relação à capacidade de engajamento do time. ” A liderança efetiva é aquela que entende que não conseguirá ‘motivar’ alguém (por ser esse um processo interno e subjetivo) mas será capaz de ‘estimular’ alguém (por ser um incentivo exterior que agrega capacidade e potência)”, diz ele.

Para estimular é preciso vencer uma barreira que impede muitos líderes de avançarem em suas carreiras: saber delegar. ” é decisivo que a liderança encontre modos de favorecer a autonomia e a força autoral das pessoas com as quais atua, pois sabe que o reconhecimento do valor da obra adensa energia em quem realiza e que autonomia (fazer o que devo e posso, a partir da minha responsabilidade individual) difere de soberania (fazer o que quero, independentemente dos outros)”, explica Cortella.

A seguir confira algumas das frases sobre liderança que Cortella selecionou em seu novo livro:

Continua após a publicidade

Enquanto a chefia é caracterizada pelo poder de mando sustentado pela posição que a pessoa ocupa em determinada hierarquia ( na família, na empresa, na escola etc.), a liderança é uma autoridade que se constrói pelo exemplo, pela admiração, pelo respeito.

Mario Sergio Cortella em Liderança em Foco

Defendo que liderança não é dom, mas virtude. Aliás, é exatamente porque não é um dom que podemos debater o tema. Porque, se fosse dom, não haveria discussão: a pessoa nasce ou não com esse traço; ela possui ou não. Já que não é dom, podemos considerá-la virtude.

Mario Sergio Cortella em Liderança em Foco

Cuidado com a ideia de líder no cotidiano. Cada vez mais, fala-se aos homens e às mulheres em posição de liderança que é preciso ter tantas e tais características, a tal ponto que isso não cabe em um ser humano.

Mario Sergio Cortella em Qual é a tua obra
Continua após a publicidade

Uma parte da admiração do liderado surge quando ele vê o líder com humildade, buscando ele também conhecimento.

Mario Sergio Cortella em Liderança em Foco

O líder é aquele que eleva a equipe, ele não sobe sozinho. Você será um líder inspirador quando ao subir, levar junto o teu subordinado, o teu liderado.

Mario Sergio Cortella em Qual é tua Obra

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.