Continua após publicidade

Quem faltar ao trabalho por suspeita de coronavírus terá o dia descontado?

Confira como a lei brasileira está tratando as faltas no trabalho por suspeita de coronavírus em relação a desconto no salário

Por Camila Pati
Atualizado em 18 mar 2020, 12h41 - Publicado em 16 mar 2020, 10h50
pessoas de máscara
Pessoas andam de máscara nas ruas: pandemia de coronavírus (Photo by Macau Photo Agency/Unsplash)
Continua após publicidade

São Paulo – Segundo a equipe trabalhista do escritório FAS Advogados, quem faltar ao trabalho por suspeita de infecção por coronavírus não terá o dia descontado do salário, se apresentar atestado médico ao empregador.

A falta é justificada, segundo estabelece o §3º do artigo 3º da Lei 13.979/2020, que trata das medidas de enfrentamento de emergência de saúde pública, causada pela pandemia de Covid 19. A lei foi publicada no dia 7 de fevereiro no Diário Oficial da União e você pode conferir a íntegra aqui.

O afastamento do trabalho de um funcionário com suspeita de coronavírus é uma medida de proteção à saúde pública, estando o empregado sujeito à estudo e investigação epidemiológica.

Também será justificada a falta no trabalho de funcionários que não tiverem a opção de trabalhar em casa, por conta do tipo de trabalho, caso seja decretada uma quarentena, segundo explicou a advogada Aparecida Tokumi Hashimoto, sócia de Granadeiro Guimarães Advogados.

Para quem for convocado a trabalhar por home office, a advogada lembra que CLT exige que a mudança para trabalho remoto seja feita de comum acordo. O empregado precisa aceitar.

Você tem perfil para fazer home office?

A pandemia está sendo um teste produtividade em home office. Confira se você tem o perfil para trabalhar em casa sem prejuízo das entregas:

Faça o teste e descubra se você está apto ao trabalho remoto

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.