Matrículas em cursos de habilidade com IA crescem 866% no ano
Segundo levantamento da Coursera, trabalhadores estão buscando acompanhar as demandas profissionais da inteligência artificial

A inteligência artificial está, querendo ou não, mudando boa parte da realidade. Várias partes da esfera do trabalho receberam de braços abertos as possibilidades da IA, e muitos trabalhadores estão querendo entrar nesse barco.
Dados divulgados pela Coursera, uma plataforma de aprendizado online, mostram que matrículas em cursos na área de inteligência artificial cresceram 866% ao ano, o que a torna a habilidade de maior crescimento entre empregados, candidatos a emprego e estudantes. Os alunos estariam interessados em adotar habilidades em IA rapidamente para acompanhar as demandas de um mercado de trabalho em evolução.
As informações fazem parte do quarto relatório anual de Habilidades Profissionais da Coursera, que é baseado em dados de mais de cinco milhões de alunos que acessaram a plataforma em 2024.
As habilidades de maior crescimento para 2025 foram identificadas avaliando as matrículas de alunos corporativos da Coursera ao longo de 2024. Das mais de mil habilidades detalhadas no catálogo de cursos, as de maior crescimento são aquelas que apresentaram os maiores aumentos em seu ranking de matrículas durante esse período – e que devem continuar populares em 2025.
A IA generativa é agora a habilidade de maior crescimento entre empregados, estudantes e candidatos a emprego – e existe um recorte por países interessados. Mais da metade (54%) das matrículas em cursos de IA generativa da Coursera vem de alunos em mercados emergentes como Índia, Colômbia e México. Enquanto isso, o Brasil fica atrás nessa rápida adoção.
Os alunos brasileiros ainda estão focados principalmente em construir habilidades fundamentais, com cursos como análise de dados, gerenciamento de projetos e fundamentos de IA sendo os mais populares, representando 6,3 milhões dos 162 milhões de alunos da Coursera.