Continua após publicidade

Pergunta de entrevista: o que você espera deste cargo? Veja o que dizer

Como se sair bem nessa pergunta onipresente.

Por da Redação
Atualizado em 23 mar 2021, 11h49 - Publicado em 27 fev 2020, 10h39
 (Ruthson Zimmerman/Unsplash)
Continua após publicidade

Nos primeiros episódios desta websérie, produzida pelo Na Prática para a Você S/A, tratamos sobre as perguntas mais comuns de entrevista de emprego. No episódio dois tratamos da pergunta “quais são seus hobbies” e no episódio 3 foi a vez de responder aquela que é uma clássica pergunta: por que você quer trabalhar aqui? E, por fim, no episódio anterior tratamos do momento de explicar sobre seus objetivos para o futuro. Se você perdeu pode conferir aqui 1º episódio, aqui o 2º episódio , aqui o 3º episódio e aqui o 4º episódio.

Ao questionar o candidato sobre suas expectativas diretamente relacionadas ao cargo pleiteado, o mínimo que o recrutador espera é honestidade, diz a gerente da Fundação Estudar, Patrícia Aguiar. Vale destacar que a Fundação Estudar é responsável por um dos processos seletivos mais rigorosos do Brasil, o do programa Líderes Estudar, que já formou nomes como a deputada federal Tabata Amaral.

“Ele vai tentar entender se o que você espera com essa vaga em termos de desenvolvimento, remuneração, projeção de carreira, se também é também o que a empresa consegue oferecer para você. Ele vai tentar entender também o quanto você estaria envolvido nos objetivos da empresa, caso você conseguisse aquela vaga”, diz.

A dica é que, nesse momento, você mostre ao recrutador que pesquisou sobre as oportunidades de desenvolvimento na empresa. Você pode dar como exemplo um programa que a empresa ofereça e que seja do seu interesse.

“Ou você pode ir mais além e falar sobre a cultura da empresa, que você também já pesquisou. Você pode falar como um item específico da cultura, como aquele ambiente de trabalho são compatíveis com o que você procura e usar isso para embasar sua resposta”, diz Patrícia.

Caso o motivo da busca por um novo emprego seja demissão ou falta de perspectiva no emprego atual, ela indica que isso seja exposto na entrevista com cautela, respeito e ética.

“Se você quer ter projeções mais rápidas de carreira, você pode dizer que não estava enxergando isso no atual emprego. Ou, se você quer investir um pouco mais em desenvolvimento, você pode também trazer que sua empresa atual ou antiga não estava dando essas oportunidades para você”, diz.

Continua após a publicidade

Uma possível pergunta que o entrevistado pode lançar nesse momento é sobre suas atitudes em relação à insatisfação no emprego atual ou antigo. Ele poderá investigar de que maneira você levou as suas preocupações para o seu gestor. “Já fique com isso na ponta da língua, porque ele provavelmente vai perguntar”, diz Patrícia.

E, se você foi demitido deve falar isso para o entrevistador. “Se for o caso, você também pode trazer que a sua empresa antiga está passando por uma mudança de cultura ou se está passando por algum tipo de dificuldade financeira”.

Traga seus motivadores para mudar de emprego e faça comparações com seu antigo emprego. Explique por que a vaga pela qual você se interessa é mais atraente para sua vida profissional. Confira o vídeo completo:

Continua após a publicidade

 

Vai participar de uma entrevista de emprego por vídeo?

Confira as dicas para que a conversa por vídeo com o recrutador seja a mais proveitosa possível:

Com estas táticas você vai se dar bem nas entrevistas de emprego por vídeo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.