Procura por vagas para PcDs alcança mais de 1 milhão de buscas em 2024
Com crescimento de 50% comparado ao ano passado, busca reflete mostra interesse desse grupo em integrar o mercado de trabalho.

A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho é um tema de crescente relevância no Brasil. Apesar de existirem 17,5 milhões de PcD’s em idade para trabalhar, apenas 545,9 mil desses profissionais estão empregados formalmente, de acordo com Ministério do Trabalho e Emprego.
Esse percentual reflete, principalmente, a falta de iniciativas que promovam igualdade de acesso ao emprego. Mas, mesmo com esses empecilhos, esse grupo têm demonstrado grande interesse em ingressar no ambiente profissional.
Segundo a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, há uma expressiva movimentação na procura por vagas inclusivas. Entre novembro de 2023 a outubro de 2024, foram realizadas cerca de 1,4 milhão de buscas relacionadas à procura de emprego e vagas para PcD – um crescimento de 50% em um ano.
A pesquisa pelo tipo de vaga também acompanhou a tendência de valorização do trabalho remoto. A expressão “Vagas para PcD Home Office” registrou um aumento de 48% nas buscas dentro do mesmo período, totalizando cerca de 75 mil pesquisas.
Quais estados mais buscam por vagas para PcD?
A análise também revelou quais estados mais demonstraram interesse por vagas para o público com deficiência, considerando o volume de buscas proporcionais à população.
Dentro desse panorama, o Distrito Federal foi o estado que mais apresentou interesse em vagas inclusivas para pessoas com deficiência. Logo após, vem Espírito Santo e São Paulo.
O levantamento ainda revelou que as regiões com o maior volume de busca proporcional à população estão no Sudeste, Sul e Centro-oeste do país.
Quais são as áreas com mais oportunidades para pessoas com deficiência?
O mercado de trabalho para PcDs se concentra, predominantemente, em vagas nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.
Segundo a Onlinecurriculo, esse cenário ainda está em evolução, com uma expansão tímida para setores dinâmicos e em crescimento, como tecnologia, saúde e educação.
Embora a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda seja limitada, o interesse por oportunidades inclusivas está crescendo, acompanhado por mudanças nas demandas por flexibilidade.
Os rankings de estados com maior número de buscas e das áreas mais ofertadas servem como uma ferramenta para refletir sobre a realidade que o mercado gera e o que o trabalhador está buscando. Essas informações ajudam a compreender as dinâmicas desse tipo de vaga e a planejar uma melhor inserção profissional no cenário atual.