Use estas duas técnicas para aprimorar a leitura em inglês
Confira as dicas de Alberto Costa, da Cambridge, para quem quer melhorar a capacidade de compreensão de texto em inglês
Ler em um idioma diferente da nossa língua mãe pode parecer ser uma tarefa muito complicada, ainda mais se você está no começo dos estudos. Ao nos depararmos com um texto em inglês, por exemplo, é bem comum ter a sensação de que falta certo conhecimento para compreender o todo, mesmo que você entenda diversas partes e palavras.
Esse é um problema recorrente para quem está aprendendo e se aperfeiçoando nesta habilidade, especialmente para os que precisam do idioma para algum fim específico, como alcançar bom desempenho em um exame de proficiência, por exemplo. A boa notícia é que para evitar esse tipo de situação existem algumas técnicas que podem ser úteis no momento da leitura e que ajudam a melhorar a fluência na tarefa, seja qual for o tipo de texto que se pretende trabalhar. Veja abaixo:
Comece devagar e identifique seu nível
Para começar, é muito importante que você entenda seu nível de domínio do idioma: iniciante, básico, intermediário ou avançado. Isso sempre vai depender de uma conjunção de fatores, principalmente do quão exposto você está ao idioma diariamente. Depois de estar ciente disso fica mais fácil diminuir a ansiedade e começar aos poucos. A pressa é inimiga da perfeição!
Busque matérias e notícias na internet, por exemplo, sempre priorizando as que estão mais perto do seu nível de entendimento. Ou então releia contos infantis cuja história você já conhece, mas dessa vez em inglês. Assim, é possível desenvolver a assimilação das mensagens ao traçar paralelos com o que já se conhece sobre o tema. Fazendo isso, aos poucos o seu nível aumenta e você cria mais familiaridade com o idioma e textos maiores/mais complexos.
Evite usar o dicionário inglês/português a todo instante
Sabemos que o dicionário é um grande aliado nos momentos em que as palavras não fazem muito sentido, apesar disso é importante que não nos tornemos totalmente dependentes dos que têm, além do significado, também a tradução das palavras.
Tente optar sempre pelos monolíngues, que estimulam o entendimento por meio do seu contexto usando frases de exemplo. Além de descobrir o significado do termo procurado, eles reservam outros ensinamentos como sinônimos e conjugação, por exemplo.
Utilize técnicas de leitura
Já ouviu falar em scanning e skimming? Ambas se tratam de técnicas que podem te ajudar e fazer com que a leitura em inglês seja mais fluida – a ideia aqui é compreender em poucos segundos os pontos principais do texto.
O scanning consiste em fazer uma “varredura” do texto buscando compreender de forma geral sobre o que ele fala e quais são as principais ideias que expõe, já o skimming, tem como objetivo destacar alguns pontos do material de leitura, identificando informações específicas encontradas no texto.
Leve o aprendizado para o dia a udia
Saia do automático e comece a reparar um pouco mais no que você lê e o que pode aprender com isso. Veja como tal palavra ou expressão aparece em diferentes contextos e tente traçar relação entre seu significado e a maneira que foi utilizada nos conteúdos. Com isso, ficará mais fácil acompanhar e entender seu processo de evolução no aprendizado quando você perceber que se lembra de uma palavra sem precisar olhar seu significado no dicionário.
Uma das coisas mais gratificantes e estimuladoras, por exemplo, é pegar um livro novoe perceber que você consegue entendê-lo porque aprendeu aquela determinada expressão ou palavra no livro anterior. Quanto mais você ler, melhor vai desenvolver essa habilidade.
E lembre-se: sempre faça tudo no seu tempo, afinal, resultados lentos são bem melhores do que nenhum resultado. Entenda que esse processo, mesmo seguindo todas as dicas à risca, é diferente de pessoa para pessoa, e não desanimar é importante. Aprender requer tempo e acima de tudo calma. Não é da noite para o dia que você vai sair lendo um livro inteirinho em inglês.
Veja todas as dicas de inglês da Cambridge
3 profissões em alta que exigem conhecimento afiado de inglês
Como discordar em inglês, sem parecer mal-educado? Veja exemplos
Você consegue traduzir estas 5 manchetes em inglês?