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Um guia de etiqueta para os grupos de WhatsApp

Confira 10 dicas para se comunicar bem nesse meio – e não virar o chato que os colegas preferem ignorar.

Por Alexandre Carvalho
30 jul 2024, 08h00
A imagem mostra uma mão segurando um smartphone, que exibe uma conversa no aplicativo de mensagens WhatsApp. A tela do celular está iluminada, destacando-se contra o fundo escuro ao redor.
WhatsApp pode ser ferramenta que ajuda ou atrapalha o clima entre colegas de trabalho (Christian Wiediger/Unsplash)
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ão é só no Linkedin que você deve tomar cuidado com o que escreve (é fácil cair na tentação de ficar se gabando, falando demais dos próprios trabalhos). Um grupo de WhatsApp também requer determinados códigos de comportamento e linguagem para você não ser visto como chato, inconveniente… ou mal-educado mesmo. 

 

“Um grupo de WhatsApp funciona como uma reunião presencial de trabalho”, compara Juliana Algodoal, especialista em comunicação corporativa. “Como tal, demanda práticas que façam fluir as interações entre os participantes e tornem o processo mais produtivo para o atingimento dos objetivos a que se propõe.” 

Quer mandar bem na comunicação pelo aplicativo? Siga as dez dicas de Juliana para que sua participação num grupo seja sempre acolhida com interesse e interação pelos demais profissionais que estão lá com você.

1. Crie regras claras

É preciso combinar o jogo e ter metas bem definidas para um grupo de WhatsApp. Ele pode ser constituído para trocas a respeito de um projeto específico, por exemplo. A presença de um moderador ajuda a manter o foco nas questões relevantes a serem discutidas, mas todos os participantes podem exercer, em alguma medida, esse papel. Os membros, por sinal, devem ser pessoas-chave para alcançar os propósitos que levaram à criação do grupo – e precisam ser consultados antes de sua inclusão nele.

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2. Ajuste o tom

O tom de leveza nas conversas é ocasionalmente permitido e mesmo bem-vindo, desde que não desvie o foco dos objetivos do grupo. Brincadeiras ou mensagens que aliviem a pressão do trabalho favorecem inclusive a saúde mental dos profissionais envolvidos, mas não podem ultrapassar os limites do bom senso. Não há espaço para piadas ofensivas e preconceituosas. Evite ainda temas polêmicos, como os de política e religião, a não ser que eles façam parte do conteúdo do projeto em si.

3. Gentileza, sempre

E educação também! Ambas são primordiais nos grupos de WhatsApp. Fique atento às nuances de agressividade que verbos no imperativo e termos em maiúsculas ou negrito possam sugerir. Uma das ações deselegantes no Whats é a de deixar as pessoas sem resposta – tanto que um dos problemas advindos com a intensificação do uso da ferramenta é o ghosting: sumir da conversa ou cortar a comunicação sem qualquer explicação.

4. Atenção aos extremos de interação

Quem não se manifesta no grupo também acaba sendo notado, e de uma forma geralmente negativa. Posicionar-se excessivamente, querendo opinar mesmo quando não tem nada de significativo para acrescentar a determinada questão, tampouco é recomendado.

5. Seja objetivo em suas mensagens

Lembre-se de que as pessoas têm estilos diferentes de se comunicar. Certifique-se de que sua mensagem é de fácil compreensão para ser entendida pelos demais. Evite termos mais complicados ou aqueles que permitam interpretações equivocadas. A palavra “ambição”, por exemplo, pode ter a conotação negativa de uma verve gananciosa; não dê abertura para as “sombras” das palavras. Se perceber que ficaram dúvidas sobre o que expressou, uma solução é se oferecer para mandar um áudio no privado esclarecendo melhor o conteúdo, por exemplo.

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6. Áudio sim, mas com parcimônia

O áudio é um recurso bastante útil para aprofundar conceitos, mas pode atravancar o fluxo e o dinamismo de uma conversa. Se, por um lado, às vezes facilita a vida do emissor – que pode até estar realizando outra atividade enquanto grava –, eventualmente dificulta o efetivo recebimento da mensagem, como acontece quando o destinatário não consegue ouvi-la de imediato por estar em uma reunião.

7. Evite prejulgamentos

Busque contê-los na hora de analisar uma mensagem recebida. Muitas vezes interpretamos o que lemos a partir de nossos próprios sentimentos ou imaginando os do outro pelo que conhecemos dele. Não se precipite enviando uma resposta pautada por uma primeira impressão guiada pela emoção. Use a razão para decifrar o que está de fato sendo transmitido, e se necessário peça mais esclarecimentos.

8. Leia e releia o que escreveu

Uma das vantagens do WhatsApp é a chance de reler o que escreveu e ouvir o que foi gravado antes de enviar. Aproveite essas oportunidades de revisão de conteúdo para planejar a mensagem e torná-la a mais clara e precisa possível. Textos muito compridos ou prolixos não são de bom tom.

9. Contextualize

Procure contextualizar o envio de um material. Antes de “atirar” um vídeo ou arquivo na conversa, convém reforçar do que se trata.

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10. Evite constrangimentos

Se, durante uma conversa, você percebe que alguém trouxe uma informação equivocada, prefira sinalizar essa inadequação chamando a pessoa no privado. Corrigi-la diante de todos os participantes do grupo pode causar constrangimento. O ideal é a própria pessoa se manifestar e demonstrar que percebeu o engano.

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