Continua após publicidade

Você fala a língua dos Faria Limers? Veja o glossário do mundo corporativo

Kick-off, B2B, skills, gap. Confira o significado de termos que executivos e profissionais do mundo corporativo adoram pegar emprestado do inglês

Por Suria Barbosa, do Na Prática
Atualizado em 29 jan 2020, 09h31 - Publicado em 28 jan 2020, 15h00
 (Thinkstock/Comstock/Thinkstock)
Continua após publicidade

Confira alguns termos do glossário do mundo corporativo:

A

AI ou IA: sigla para inteligência artificial. Em inglês, Artificial Intelligence.

Accountability: prestação de contas. É a obrigação de prestar contas a instâncias superiores.

Aporte financeiro: subsídio, contribuição financeira feita por um investidor para um determinado fim.

Att: abreviação do inglês “attention”, que significa atenção.

B

B2B, BtoB ou BTB sigla para “Business to Business”. É o comércio entre companhias. Um mercado sem a participação do consumidor físico.

B2C, BtoC ou BTC: sigla de “Business to Consumer” ou “Business to Costumer”. Indica negócio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

Backoffice: suporte. Diz respeito aos departamentos empresariais que têm pouco ou nenhum contato com os clientes.

Brainstorming: atividade que explora a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo. Em reunião, aquele momento de arriscar, apresentar, elaborar e explorar ideias. Também chamado “tempestade de ideias”.

Briefing: todas as informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação.

C


Capital: dinheiro. Recurso econômico que pode ser investido.

Case: estudo de caso.

Continua após a publicidade

Coach: profissional responsável pelo desenvolvimento de potenciais e do autoconhecimento de profissionais no cenário empresarial.

Commodity: produto primário, geralmente com grande relevância no comércio internacional.

CTA: sigla para “call to action”. Links que levam os usuários a clicar e percorrer ao menos parte do caminho da compra, como o “saiba mais”.

D

Dado: informação no seu estado bruto. Descrição de algo ou de algum evento.

Design Thinking: abordagem que facilita pensar de maneira gráfica e atuar “fora da caixa”. Usar a criatividade colaborativa para gerar e implementar ideias.

Disrupção: inovações que criam novos mercados consumidores.

E

Ebitda: sigla para “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”. Ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. Um número que representa os ganhos da companhia em um período estipulado, e possibilita a análise do seu desempenho financeiro.

Endomarketing: marketing interno. Ações voltadas para a conscientização, informação e motivação dos funcionários dentro da organização.

Expertise: conhecimento técnico em determinada área.

F

Feedback: avaliações e comentários feitos ao funcionário sobre seu desempenho profissional.

Follow-up: Acompanhamento de ações para medir os resultados concretos. Retomar tarefas determinadas em alguma conversa, reunião ou solicitação

Forecast: previsão.

G

Gap: lacuna, falha. Espaço que ainda precisa ser preenchido ou desenvolvido.

H

Head: profissional que lidera uma área, um departamento ou um projeto.

Headhunter: caça-talentos, recrutador do mundo corporativo (indivíduo ou empresa).

I

Inbound Marketing: publicidade online.

Input: entrada de dados por meio de um programa ou código que serão utilizados para gerar resultados.

Continua após a publicidade

Insight: ideia repentina, percepção.

Internship: estágio.

J

Job rotation: rodízio de funções dentro da empresa para capacitar funcionários em diferentes setores.

K

Kaizen: conceito japonês de administração que significa aprimoramento contínuo -baixos investimentos aliados ao bom senso

Kick-off: reunião para informar que gera a oportunidade de motivar os profissionais envolvidos em algum projeto.

L

Lead: pessoa interessada no produto ou serviço da empresa e que demonstra intenção em consumir.

Lean startup: estratégia de desenvolvimento de produtos e mercados com agilidade e interação com com o consumidor.

Lucro bruto, lucro das vendas ou lucro operacional: diferença entre o valor faturado e o custo de operação antes de deduzir impostos, juros e pagamentos de funcionários.

M

Mailing: banco de dados com nomes, endereços e informações adicionais de consumidores e potenciais clientes.

Market share: fração do mercado controlada pela empresa.

Markup: valor, acrescentado ao preço final do produto após o custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista.

MBA: sigla de Master Business Administration. Formação equivalente à pós-graduação em administração de empresas.

MVP: sigla de Minimum Viable Product – produto viável mínimo. Versão mais simples de um produto que pode ser lançada com o menor investimento de esforço e desenvolvimento.

N

Networking: rede de relacionamentos que podem ser úteis profissionalmente.

Newsletter: boletim de notícias.

O

Ombudsman: palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses”. Profissional responsável por intermediar a comunicação entre o público e a empresa. Popularmente conhecido como ouvidoria.

Omnichannel: estratégia de conteúdo entre canais da companhia para melhorar a experiência de usuário.

One on one: reunião entre duas pessoas para falar sobre as demandas de uma das partes e trocar feedbacks.

P

PDCA: sigla de “Plan, Do, Check e Act”. Planejar, executar, verificar e agir. Busca a melhoria contínua de todos os processo. Também conhecido como o círculo de Deming, ciclo de Shewhart, círculo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act, planejar, fazer, estudar e agir, em tradução literal).

PhD: sigla para Doctor Philosophy, equivalente ao doutorado.

Pitch: discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço oferecido, para convencer investidores quanto ao potencial do negócio.

Planejamento estratégico: processo gerencial para estabelecer diretrizes a serem seguidas, com o objetivo de se obter otimização operacional.

Plano de ação: série de providências ou tarefas a serem efetuadas a partir de um planejamento.

Q

QFD: sigla de “Quality Function Deployment”. Desdobramento da Função Qualidade. Metodologia usada para fazer com que o produto atenda às necessidades do cliente.

Quarter: trimestre.

Continua após a publicidade

R

Rapport: empatia. Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas.

Resiliência: capacidade de se adaptar às mudanças.

Report: relatório.

ROI: sigla de “Return on investment”. Percentual de retorno em relação ao custo de um investimento.

RH: sigla de “Recursos Humanos”. Setor responsável pelas contratações, treinamentos, encaminhamento de carreira e gestão de conflitos na empresa.

S

SEO: sigla de “Search Engine Optimization”. Otimização para mecanismos de busca. Conjunto de técnicas que visam otimizar o posicionamento da empresa/produto/serviço nos sites de pesquisa.

Shareholder: acionista da empresa.

Skills: habilidades ou competências.

Stakeholders: pessoa ou grupo interessado na performance da organização e no meio no qual opera.

Startup: empresa emergente que visa desenvolver ou melhorar um modelo de negócio, normalmente escalável.

Status quo: situação atual do ambiente interno/processos internos da empresa.

T

TI: sigla de “Tecnologia da Informação”.

Trainee: cargo geralmente ocupado por profissionais recém-formados que passam por um programa de treinamento e desenvolvimento.

Turnover: rotatividade. Movimento de admissão e demissão dos funcionários de uma organização.

U

Unicórnio: startup com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

V

Venture capital: capital de risco.

W

Workaholic: profissional viciado em trabalho.

Workshop: treinamento ou palestra.

Y

YTD: sigla de “year-to-date” acumulado do ano atual até o momento.

  • este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal de Fundação Estudar
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.