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Breno Paquelet

É especialista em negociações estratégicas, professor do MBA em Gestão Empreendedora da Universidade Federal Fluminense (UFF), consultor e autor
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Prestar atenção requer treino. Você sabe ouvir ativamente?

A escuta atenta é a base de uma comunicação eficaz, exigindo uma presença total, ou seja, significa estar completamente focado no que diz o interlocutor. Especialmente no trabalho. Entenda.

Por Breno Paquelet
27 ago 2024, 08h00
A imagem mostra uma pessoa de costas, com cabelo ondulado e usando um moletom cinza. Ela está segurando uma concha grande junto à orelha, enquanto olha para o mar ao fundo. O cenário é tranquilo, com o céu nublado e o oceano levemente desfocado ao longe.
Balançar a cabeça em concordância não significa estar presente em um diálogo (Anastasya Badun/Unsplash)
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I

magine a seguinte situação: você está em uma reunião importante, e um colega de trabalho apresenta uma proposta. Enquanto ele fala, você faz um esforço consciente para não interrompê-lo, balançando a cabeça em sinal de concordância. Mas será que você está praticando uma escuta atenta ou ativa?

Essa distinção entre escuta atenta e ativa é importante, tanto na vida pessoal quanto profissional. A escuta atenta é a base de uma comunicação eficaz, exigindo uma presença total, ou seja, significa estar completamente focado no que diz o interlocutor, captando detalhes sutis, tanto no que é efetivamente dito quanto no que não é verbalizado. Mas, para isso, é necessária uma intenção genuína de compreender o outro, deixando de lado qualquer tipo de distração.

Ferramentas de escuta

Parece simples, né? Mas existe uma forma ainda mais eficaz. No caso da escuta ativa, a ideia é ir além. Não é apenas uma prática instintiva, mas uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. Envolve o uso de ferramentas específicas, como as que tratarei abaixo:

  1. Fazer perguntas investigativas que permitam compreender melhor a perspectiva do outro, uma forma de incentivá-lo a aprofundar seus pontos, o que ajuda a descobrir informações e  esclarecer questões.
  2. Após entender esses pontos, é necessário ir para o que chamamos de “reconhecimento”, que é quando você confirma o que ouviu, para garantir que a mensagem foi compreendida corretamente, o que faz com que o interlocutor se sinta ouvido e valorizado, mesmo que não haja concordância.
  3. Parafrasear o que o outro disse, repetindo em linhas gerais o que foi dito, mas suavizando declarações absolutas – com foco nos reais interesses identificados por trás das posições expressadas pelo seu interlocutor.
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Por exemplo, se alguém diz “é impossível seguir por esse caminho”, uma resposta combinando as ferramentas de parafrasear, reconhecer e investigar, seria: “Percebo que para você seria muito difícil seguir com o que sugerimos. Quais questões mais te preocupam no que foi proposto?”.

Trunfo para negociações

Percebe a importância? No mundo dos negócios e no mercado de trabalho, ser um ouvinte ativo é uma das habilidades mais valiosas para a negociação. Poucos negociadores subestimariam o poder de uma escuta bem praticada, pois ela tem efeitos capazes de acalmar tensões, resolver impasses e fornecer as informações necessárias para construir acordos criativos.

No entanto, a maioria das pessoas superestima sua capacidade de escuta ativa e não compreende plenamente como essa competência pode transformar uma negociação.

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Costumo dizer que na escuta ativa conseguimos “modelar” o comportamento esperado, já que ouvir ativamente pode criar um ambiente de reciprocidade, no qual você também é ouvido, além de contribuir para identificar emoções e facilitar diferentes entendimentos dentro de um contexto.

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