3 dicas simples e efetivas para melhorar apresentações no trabalho
Professor Diogo Arrais mostra como simplificar mensagens nas apresentações e torná-las mais claras
É perceptível quando alguém respeita o poder das palavras: existe preparação da fala; a seleção dos termos é criteriosa; os conectivos garantem a progressão textual.
Demonstrar esse domínio, no mundo corporativo, é fundamental à hora de uma convenção, por exemplo: credibilidade é sinônimo de mensagem forte e coerente.
Interesse do público-alvo
Exemplos e alusões locais, respeitosos e em acordo ao interesse do público-alvo, criam singular interação e dão o tom original a uma apresentação. Estar sobre o palco, atendendo clientes (ou mesmo diante de uma negociação) é um momento único. Sem o devido comprometimento com o teor da mensagem, será possível ter sucesso?
Revisão textual
Veja a seguinte mensagem:
” COMO FICAR FELIZ COM A PROFISSÃO EM CINCO PASSOS”
Há ambiguidade textual: ficar feliz, aprendendo cinco passos? Ficar feliz com a determinada profissão em cinco passos?
Quando houver falta de clareza, repensar a ordem do texto é uma ótima estratégia:
“EM CINCO PASSOS, COMO FICAR FELIZ COM A PROFISSÃO”
Por isso, ao montar uma apresentação, jamais despreze a revisão textual (se possível, peça uma análise a um profissional).
Concisão
Sob a responsabilidade, muitos profissionais excedem a quantidade razoável de palavras e informações. Com isso, os ouvintes podem ficar muito confusos, duvidosos, em relação ao tema proposto.
Uma palavra-chave pode ser suficiente.
Nunca é tarde para relembrar: o simples, bem-educado, vende mais.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!