O que são os números nos tickers das ações?
Pelas regras da bolsa brasileira, as ações precisam ter quatro letras e um número. Você sabe o que significam os números? Nós explicamos.
RAIL3, ITUB4, KLBN11, NFLX34. Esses são os tickers, os nomes de fato, das ações da Rumo Logística, do Itaú, da Klabin e da Netflix.
Pelas regras da bolsa brasileira, eles precisam ter quatro letras e um número. A parte das letras é fácil. Ou tentam deixar parecido com o nome da empresa, ou partem para a criatividade (caso da Rumo, uma empresa de logística, cujo ticker significa “ferrovia” em inglês).
E os números? Os mais usados são justamente o 3, o 4, o 11 e o 34. Então vamos focar neles:
3: são as ações favoritas do Compadre Washington, as “ordinárias”. No sentido de “comuns” mesmo: são as que dão direito a voto nas assembleias de acionistas. Entre as empresas que também emitem ações do tipo 4, as ordinárias são pouco negociadas.
4: são as “preferenciais”. Elas não dão direito a voto. O nome bonito, porém, vem de uma vantagem: elas tendem a pagar dividendos maiores que as ordinárias. Logo, têm mais liquidez.
11: “Units”, ações que, na verdade, são pacotes com ações dos tipos 3 e 4. Diversas empresas formaram esses packs para não criar confusão, e aumentar a liquidez.
34: é o código das BDRs.