Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Por que dívida de empresa se chama debênture?

Vou dar a dica: a explicação vem de uma língua que é considerada morta, mas na verdade continua mais viva do que parece.

Por Monique Lima, Alexandre Versignassi
Atualizado em 14 jan 2021, 15h06 - Publicado em 8 jan 2021, 06h00
-
 (Kaique Valente/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Começa lá no latim. A origem profunda está na palavra debere, que é de onde veio o verbo “dever” – o “b” e o “v” são intercambiáveis na evolução das línguas ocidentais. Como debere é “dever”, debentur é “devedor”. Mas não para por aí.

O ponto é que o latim não morreu com o Império Romano. Ele continuou sendo a língua dos documentos oficiais na Europa medieval, já que essa era a língua franca do continente – um posto que depois seria ocupado pelo francês (de onde vem o termo “língua franca”) e hoje pertence ao inglês.

Lá pelo século 15, quando a Inglaterra nem sonhava que a língua local um dia se tornaria universal, os certificados de dívidas se chamavam debentur mihi – “devedor para mim” (sim, línguas antigas muitas vezes soam como fala de bebê – bem diretas ao ponto para quem ouve daqui do futuro).

Com o tempo, enfim, o debentur mihi acabou sintetizado como debenture. No século 18, a palavra tomaria o mundo de carona com o Império Britânico. E segue firme, numa amostra de que o velho latim, de 3 mil anos, continua mais vivo do que parece.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.