Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Posso trocar de CPF se o meu vazou?

Até pode. Mas não é uma tarefa fácil, porque a Receita Federal considera o número de CPF como uma impressão digital: cada um tem a sua.

Por Juliana Américo
Atualizado em 18 mar 2021, 10h27 - Publicado em 8 mar 2021, 08h00
-
 (Kaique Valente/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Você lembra: em janeiro, hackers obtiveram acesso a 223 milhões de CPFs (mais do que a população brasileira, de 209,5 milhões, já que a invasão pegou números de gente morta também).

Então não falta quem pense em trocar de número, para evitar riscos como abrirem uma conta bancária no seu nome. Mas não é simples. É que CPF, pelas regras da Receita Federal, é como se fosse impressão digital; cada um tem a sua e pronto. Faz sentido. Se todo mundo criasse um CPF novo toda vez que fizesse uma dívida, por exemplo, viraria bagunça.

-
(Arte/VOCÊ S/A)

Por outro lado, não existe uma lei que de fato proíba o cancelamento de um CPF e a emissão de um número novo. Em 2012, a Turma Nacional de Uniformização da Justiça Federal determinou que, se uma pessoa tiver o documento fraudado, não se pode negar o direito dela a um novo cadastro.

Mas a Receita é enfática: mesmo que o CPF esteja sendo usado em fraudes, só dá para cancelar e trocar o número do documento com uma decisão judicial. Ou seja, se você quiser mesmo um número novo, vai precisar de um advogado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.