Economista, ativista pela Educação, e gerente executiva do MovTech 2030, coalizão de organizações para apoiar pessoas e negócios por meio da tecnologia.
Mercado de influenciadores e criadores de conteúdo digital surge como um ecossistema cheio de oportunidades profissionais. Saiba onde você se encaixa.
Por Mariana Lopes
31 mar 2025, 15h00 •
(Kornburut Woradee / EyeEm/Getty Images)
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Apesar da maioria das pessoas ocuparem cargos tradicionais e “fixos” no mercado de trabalho, cada vez mais profissionais encontram caminhos alternativos para acumular dinheiro extra ou mesmo para transformar em sua principal fonte de renda. Segundo uma pesquisa do ano passado do Onlinecurriculo, 38% dos brasileiros atuam como freelancers, seja de forma exclusiva ou paralela ao trabalho primário.
A vida de trabalhador autônomo vem com desafios e regalias, e os últimos anos mostraram que há muitas novas maneiras de vivenciar essa experiência por meio da economia digital. Talvez você já tenha se perguntado como é possível viver de posts nas redes sociais ou da venda de cursos online. A resposta está no nome desse modelo de atuação: creator economy.
Esse é o título do ecossistema do mercado de influenciadores digitais e criadores de conteúdo. Das plataformas e marcas até os usuários, esse mundo já movimenta centenas de bilhões de dólares e deve ultrapassar US$ 480 bilhões até 2027, segundo a Goldman Sachs.
São muitos players envolvidos, mas a essência do trabalho é a mesma de todo freelancing: autonomia e flexibilidade. São essas as maiores vantagens que levam milhares de pessoas a investir em carreiras autônomas digitais. O público é vasto e diverso para que haja espaço para inúmeras possibilidades, desde produção de vídeos para YouTube ou TikTok até criação de newsletters, podcasts e outros formatos de conteúdo.
Naturalmente, a competitividade também é grande, e será ainda maior daqui para frente. Isso porque há uma novidade impactando toda a creator economy ao redor do mundo: a inteligência artificial generativa.
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O que não falta é recurso
Antes, produzir vídeos e editar imagens exigia conhecimento técnico e um bom investimento. Agora, com algumas palavras e cliques, ferramentas de IA fazem o trabalho pesado, permitindo que qualquer um entre no jogo. Se o mercado já estava crescendo, a expectativa é que passemos por um boom em todas as áreas, com todo tipo de conteúdo.
Não faltam ferramentas para isso, pagas ou gratuitas. Você talvez tenha ouvido falar do ChatGPT ou do Midjourney, mas, acredite, há muitas outras possibilidades surgindo a cada momento. Até mesmo IA para criação de aplicativos já existe, como é o caso da plataforma brasileira Webdraw.
Esse avanço acelerado da creator economy pode levar muitas novas pessoas para o mundo digital, mas é preciso lembrar que há mudanças importantes pela frente. Regulamentações apropriadas, por exemplo, devem ser exigidas para proteção dos profissionais e das marcas. Sem isso, e com a volatilidade do mercado, há pouca segurança financeira, o que impede que mais pessoas se dediquem à vida autônoma.
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De uma forma ou de outra, o modo como trabalhamos não é mais o mesmo. Quem entende a economia digital e suas oportunidades tem mais chances de encontrar um espaço no mercado online, e esse pode ser exatamente o estilo de vida pelo qual você estava esperando.
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