Imagem Blog

Norberto Chadad

Por Desenvolvimento
Engenheiro, economista e CEO da Thomas Case & Associados, consultoria de soluções em gestão de pessoas e carreiras
Continua após publicidade

Conflitos são inimigos da produtividade. Saiba como evitá-los

Conflitos não são sempre ruins; eles podem inspirar a criação e a inovação em um processo de aprendizagem quando são tratados devidamente

Por Norberto Chadad, colunista de VOCÊ S/A
Atualizado em 3 jan 2020, 07h00 - Publicado em 3 jan 2020, 06h00
Reunião
As empresas e os profissionais devem entender a melhor forma de mediar conflitos (Johner Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Os conflitos são comuns em muitas organizações, especialmente em empresas com um ambiente competitivo alto, mas eles só permanecem sem solução quando os envolvidos acreditam que têm algo a “ganhar”.

Ainda assim, os conflitos não são sempre ruins; eles podem inspirar a criação e a inovação em um processo de aprendizagem quando são tratados devidamente. Afinal, sem troca de opiniões contrárias, não existirá evolução nas ideias.

De forma preventiva, é possível evitar conflitos na organização. Aprender a gerenciá-los é fundamental para que o trabalho possa ser mais produtivo e eficiente para criar relações interpessoais saudáveis. Confira algumas sugestões para evitar essas situações.

Para a empresa:

Reconheça que a participação de todos é ponto fundamental para os resultados. Uma forma de preservar a equipe vitoriosa é reconhecer que o sucesso deles é fruto do trabalho em conjunto.

Continua após a publicidade

É necessário ter versatilidade para agradar a todos e impedir que pessoas se unam com o objetivo de “sabotar” as equipes. Ao presenciar uma performance acima da média por parte do subordinado, é possível que o líder se sinta ameaçado e deixe de atribuir oportunidades de crescimento à ele.

Nesse caso, a empresa deve expressar o propósito de cada um: ambos têm sua parcela de importância. O colaborador assediado precisa de apoio e de reconhecimento para crescer e apresentar bons resultados. Já o gestor necessita confiar e delegar mais tarefas a fim de obter um sucessor.

Propicie feedback entre o gestor e o colaborador. É preciso saber como um vê o trabalho do outro e entender o que cada um pode fazer para a melhoria do relacionamento.

Continua após a publicidade

A avaliação é uma forma de identificar o que pode ser aprimorado. Faça com que eles pratiquem a inteligência emocional para que conheçam a si mesmos e procurem conhecer os outros.

Ressalte a importância dos clientes internos. É importantíssimo que o conceito de clientes internos seja uma política da empresa. Cada colaborador deve entender que o trabalho dele irá influenciar o do colega; e que seu trabalho está diretamente ligado ao atendimento que também recebe. O cliente interno saberá reconhecer esta atitude e, sem dúvida, contribuirá efetivamente para a percepção final do cliente externo.

Para o profissional:

Continua após a publicidade

Mantenha a humildade. Atitudes arrogantes afastam as pessoas. A humildade é muito importante: perguntar quando há dúvidas, no caso dos subordinados; ouvir os subordinados, no caso dos líderes.

Respeite a individualidade do outro. Lembre-se da diversidade que há em um ambiente de trabalho em que profissionais de diferentes culturas e crenças convivem. Procure aderir regras que facilitam a convivência: evite fazer perguntas invasivas; não crie apelidos para as pessoas; olhe nos olhos enquanto fala; atente para as brincadeiras sem limites; fuja de assuntos que exponham a sua vida pessoal ou a de outra pessoa. Essas ações valem para todos os níveis de interação: com chefes, com pares e com subordinados.

Saiba ouvir opiniões. Seja flexível! É preciso aprender a lidar com imprevistos e ouvir opiniões variadas e divergentes. O profissional que argumenta e busca soluções deve saber também qual é a hora de ceder e harmonizar.

Continua após a publicidade

Quando nosso ambiente de trabalho se torna prazeroso, tudo flui melhor. Um clima organizacional leve e favorável promove o bem-estar corporativo e influencia no comportamento, nas relações entre as pessoas, na produtividade do trabalho e na saúde dos envolvidos.

Ele é essencial para a qualidade de vida no trabalho e para a melhoria da satisfação de vida do indivíduo, atingindo assim, o sucesso de todos. Que tal colocarmos essas dicas em prática?

NorbertoChadadPe
(Divulgação/VOCÊ S/A)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.