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Rafael Souto

Fundador e CEO da consultoria de carreira Produtive
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Por que o vírus exigirá líderes com um modelo mental mais moderno

Chefes que coordenam os times baseados em hierarquia rígida, comando e controle, terão de repensar modus operandi no contexto pós-pandemia

Por Rafael Souto, colunista da VOCÊ S/A
Atualizado em 5 Maio 2020, 12h00 - Publicado em 5 Maio 2020, 12h00
diálogo time
Pandemia força as chefias a fazer diálogos mais frequentes sobre carreira, vida pessoal e planos futuros (Romain V/Unsplash)
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Não é de hoje que discutimos a transformação dos modelos de gestão para lidar com a rápida evolução dos negócios e do trabalho contemporâneo. E a pandemia de coronavírus é um acelerador dramático dessas mudanças.

Os já fragilizados modelos de liderança baseados em hierarquia rígida, comando e controle, por exemplo, foram postos em cheque. O mesmo acontece com a dificuldade de chefes falarem com times sobre carreira. Delegar essas conversas difíceis para a área de recursos humanos é uma atitude que ficará no passado.

Neste momento em que diversas equipes estão em home office, sendo desafiadas a trabalhar numa situação atípica e bastante imprevisível, surge a necessidade urgente de um modelo capaz de engajar e desenvolver pessoas no caos.

Certa vez, eu estive em um almoço com o guru de negócios Ram Charan conversando sobre os desafios de gestão. Num tom incisivo, o indiano e mentor de muitos CEOs importantes indagou: “Quer saber se um executivo é mesmo orientado a pessoas?”. Fiquei atento e logo veio a resposta: “Basta olhar a agenda da próxima semana”. E ele prosseguiu: “Veja quanto de tempo ele investe em conversar sobre os funcionários, ou se o seu foco está somente nos processos e nas metas”. 

Esse célebre professor de Harvard resumiu em uma fala o que hoje entendemos como o novo jeito de pensar sobre carreira e trabalho. A vida profissional não se resume aos seus papéis no trabalho atual. Essa ideia, chamada de “life design”, ganhou força nos últimos anos quando diversos estudiosos do tema consolidaram essas reflexões, entre eles o expoente professor Mark Savickas, da Universidade de Kent, nos Estados Unidos. 

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Considerando que a vida no trabalho abarca vários aspectos, o líder precisa integrar na sua avaliação a saúde física, o equilíbrio emocional, o contexto familiar e os interesses futuros de cada funcionário. Ou seja, fazer gestão de pessoas significa conversar sobre carreira, vida pessoal, sonhos e expectativas.  

Num contexto de pandemia não podemos isolar os aspectos pessoais. O engajamento se dá quando a liderança compreende os aspectos de vida dos indivíduos e consegue dar apoio para o seu desenvolvimento. E isso não significa abrir mão das metas e rotinas operacionais, mas sim incluir conversas mais amplas sobre a vida do indivíduo.

Tenho falado constantemente sobre a importância da confiança como moeda organizacional. É o combustível do novo mundo do trabalho. Se a liderança estabelece uma relação com vínculo e confiança, conseguirá melhores resultados. Não à toa, um estudo recente da consultoria Gartner mostrou que 88% dos entrevistados não se sentem confortáveis para revelar suas intenções sobre carreira ou compartilhar dificuldades com seus gestores. O medo e a falta de transparência ainda são preponderantes, embora o discurso corporativo e os valores fixados na parede dos escritórios explorem a retórica da transparência e da comunicação aberta.

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Líderes precisam contar histórias 

Um outro levantamento realizado no último mês pela consultoria Robert Walters com 260 executivos apontou que 66% deles entendem que a pandemia irá gerar impactos na forma como atuamos. Na mesma direção, pesquisa da empresa McKinsey revelou que 88% das companhias entendem que o pós-pandemia trará mudança significativas nas relações e estruturas de trabalho. Entre elas o aumento expressivo do trabalho remoto e a ampliação de modelos de trabalho por projetos, hubs ou squads. 

Não à toa, muitas empresas que já estavam reavaliando a tradicional estrutura e seus organogramas lineares para formas menos hierárquicas, agora irão acelerar essa transformação.

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Esses novos modelos comuns nem organizações mais inovadoras como Amazon, Spotify e Zappos serão cada vez mais comuns e a liderança precisa estar preparada para construir e consolidar essa nova abordagem. Essa transformação no desenho organizacional não poderá ser construída somente por um grupo de pessoas ou pelo time de recursos humanos. Ela exigirá líderes com um modelo mental mais moderno. E, nessa longa jornada, diálogo, confiança, curiosidade e abertura ao novo serão essenciais. 

 

RafaelSoutoPe

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