Continua após publicidade

6 pontos básicos do planejamento financeiro em meio ao caos

Confira alguns pontos principais, indicados peça especialista em relação a planejamento financeiro

Por Camila Pati
Atualizado em 31 jul 2020, 09h26 - Publicado em 31 jul 2020, 06h00
porquinho
 (Fabian Blak/Unsplash)
Continua após publicidade

Sigrid Guimarães, sócia e CEO da Alocc Gestão Patrimonial , uma gestora de patrimônio familiar, separou algumas ações que são essenciais para colocar as finanças em dia.

Muita gente passou a se preocupar com planejamento financeiro depois dos efeitos nefastos da pandemia. Com a economia e os empregos corroídos pelos coronavírus, muitos profissionais se viram obrigados a olhar com uma lupa para orçamento familiar. O endividamento familiar prédio torna a situação ainda mais dramática em alguns casos.

Confira alguns pontos principais, indicados pela especialista em relação a planejamento financeiro e descubra o que o investidos pode fazer para recuperar eventuais perdas.

Liquidez – “Em épocas de crise é fundamental ter liquidez. As pessoas quebram por falta de liquidez, não por falta de patrimônio. O momento atual também é uma oportunidade para rever hábitos financeiros.” 

Custo de vida – “Você sabe qual é realmente seu custo de vida? Coloque numa planilha todos os seus gastos mensais. Assim, você terá uma visão geral de cada um deles e poderá ver o que é possível cortar. Esse é o primeiro passo para começar um planejamento financeiro adequado para as suas necessidades e estilo de vida.” 

Continua após a publicidade

Poupar e visão de futuro – “Quanto mais cedo você começar a poupar, melhor. O tempo te ajuda – assim, terá juros sobre juros. E quando você abre mão de alguns prazeres imediatos, você constrói tranquilidade no futuro. A expectativa de vida do brasileiro aumentou muito nas últimas décadas. Hoje, vive-se facilmente até 100 anos. Se você se aposentar aos 60 anos, você tem que pensar que o seu dinheiro tem que te sustentar por 40 anos.” 

Colchão de liquidez / Renda fixa – “Você tem uma reserva financeira – também chamada de ‘colchão de liquidez’? O ideal é montar uma reserva financeira suficiente para cobrir os seus custos de vida pelo período idealmente de três anos – ou no mínimo um ano. Este colchão serve para gastos inesperados e emergenciais e para enfrentar qualquer crise de mercado. Invista esses recursos na categoria de renda fixa ‘pura’, deixando-o líquido, sem risco de crédito e disponível para saque a qualquer momento.” 

Diversificação / Selic baixa – “Uma vez separado seu colchão de liquidez, diversifique seus investimentos. Uma carteira diversificada em diferentes mercados e diferentes categorias de risco é uma carteira preparada para enfrentar crises. Não invista seus recursos pensando só em rentabilidade. Diversificação é sinônimo de proteção.” 

Continua após a publicidade

Recuperação de eventuais perdas – “O investidor deveria preparar a carteira antes da crise. Mexer na carteira durante a tempestade, é muito complicado. A chance de ter um prejuízo é muito grande. A não ser que a pessoa não tenha outra alternativa.”

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.