Continua após publicidade

Estes seis investimentos vão te gerar lucro sem cobrar impostos

Com valores a partir de 30 reais, confira as vantagens e as desvantagens de seis aplicações livres de Imposto de Renda

Por Guilherme Soares Dias, da VOCÊ S/A
Atualizado em 17 dez 2019, 15h11 - Publicado em 29 abr 2019, 05h00
calculando investimentos livres de importo de renda (wutwhanfoto/Thinkstock)
Continua após publicidade

Um dos pontos mais importantes a observar no momento de realizar uma aplicação é o valor que será pago à Receita Federal. Dependendo da dentada do Leão, a rentabilidade do capital investido diminui consideravelmente.

A boa notícia é que existem, além da boa e velha poupança, pelo menos seis investimentos rentáveis e isentos de tributação, com aportes a partir de 30 reais.

Mauricio Villon da Silva, de 46 anos, empresário da construção civil, virou freguês da modalidade. Há um ano, ele começou a investir em ativos desse tipo, como Letra de Crédito Imobiliária (LCI) e Letra de Crédito Agrícola (LCA). “Elas são boas para quem pode deixar o dinheiro rendendo por um prazo determinado”, diz.

Hoje, ele dedica cerca de 35% do capital aos papéis não taxados. Considerando o bolo todo, a tática de apostar nas isenções já o fez lucrar 8% sobre o valor investido. “É uma quantia significativa que, em vez de ser paga em taxa, virou ganho.”

De acordo com especialistas do setor financeiro, o grupo de aplicações isentas é vantajoso para quem deseja diversificar. Nessa categoria, há operações ainda pouco exploradas pelos brasileiros, como venda de ações até 20 000 reais, dividendos e fundos imobiliários.

Continua após a publicidade

“Estas duas últimas opções, se bem planejadas, podem levar o investidor a viver de renda”, afirma Mauricio Manzano Mendes, especialista em renda fixa da corretora Coinvalores.

O engenheiro de produção Junior Grilli, de 41 anos, é um exemplo de quem colocou o dinheiro para “trabalhar”. Quando a empresa na qual atuava como gerente de compras de matéria-prima entrou em crise e ele foi demitido, em 2015, começou a estudar finanças por conta própria. Leu livros a respeito do tema, assistiu a tutoriais no YouTube e devorou relatórios de corretoras.

Seguro com o conhecimento adquirido, investiu toda a rescisão, cerca de 120 000 reais, em dólares, ações, fundos imobiliários, LCI, LCA, debêntures incentivadas e dividendos. Com a manobra, conseguiu manter o padrão de consumo da família durante o período mais crítico de sua vida profissional.

Continua após a publicidade

Atualmente, Junior diz que ganha mais dinheiro assim do que quando era CLT e recebia um salário fixo. “O que mais me atrai são os dividendos. É uma tática chamada ‘bola de neve’, pois o montante vai crescendo.”

Operando em quatro corretoras diferentes, ele afirma que não dá para manter as operações isentas de fora da carteira. “Graças a elas eu já deixei de desembolsar 20% dos meus ganhos, o que me rendeu alguns milhões a mais na conta”, afirma, sem revelar valores. Veja, a seguir, seis investimentos acessíveis, rentáveis e isentos de IR.

Estes seis investimentos vão te gerar lucro sem cobrar impostos

Estes seis investimentos vão te gerar lucro sem cobrar impostos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.