Continua após publicidade

Pequenas empresas confiam mais em fintechs que em bancos tradicionais

As soluções de pagamento e gestão financeira oferecidas pelas startups são as mais usadas entre as pequenas e médias empresas. 

Por Redação
Atualizado em 4 set 2020, 11h21 - Publicado em 3 set 2020, 15h30
 (Nubank/LinkedIn/Divulgação)
Continua após publicidade

A cada dia que passa, as fintechs ganham mais espaço no mercado brasileiro: já são 742 startups que oferecem serviços na área das finanças. Segundo dados do Distrito Fintech Report, houve um crescimento de 34,1% no número de fintechs no país entre 2019 e 2020. 

Além do aumento em número, as startups também estão conquistando mais clientes. Uma pesquisa da plataforma de busca e comparação de softwares Capterra mostra que as pequenas e médias empresas confiam mais nas fintechs do que nos bancos e instituições financeiras tradicionais. 

A maioria (71%) das PMEs têm um nível de confiança alto (55%) ou muito alto (16%) nos serviços contratados com as fintechs. Por outro lado, entre as empresas que usam instituições financeiras tradicionais, como os bancos, esses números caem para 28% e 4%, respectivamente.

O nível de satisfação dos clientes das fintechs também é maior: 75% dizem estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços contratados. Já entre as empresas que usam as instituições tradicionais, o nível de contentamento baixa para 16%.

Perfil dos clientes

Continua após a publicidade

Das 349 empresas que participaram do levantamento, 51% utilizam os serviços das startups de finanças para questões como pagamentos; gestão financeira e contabilidade; empréstimo e negociação de dívidas; investimentos; blockchain e bitcoin; seguros; e financiamento coletivo. Mas, as fintechs de pagamento (60%) e de gestão financeira e contabilidade (61%) são as mais usadas entre as pequenas empresas.

Quase a metade (47%) adotou os serviços há um ano ou mais, enquanto apenas 14% diz ter contratado nos últimos três meses. Três de cada quatro entrevistados aponta a praticidade como o principal motivo da empresa ter migrado para uma fintech e mais da metade (56%) destaca a menor burocracia para contratar serviços. 

No entanto, apenas um de cada três ressaltou a variedade de serviços oferecidos por essas instituições como motivo da escolha.   

Continua após a publicidade

Espaço para crescer

Os dados revelam que, daqueles que não são adeptos às fintechs, 20% afirmam desconhecer os serviços oferecidos e outros 40% dizem ter um conhecimento baixo ou muito baixo desse tipo de empresa.

Somente 4% descarta totalmente a possibilidade de contratar os serviços nos próximos doze meses, enquanto a maioria (39%) enxerga tal possibilidade como nem alta, nem baixa.

Entre os problemas citados pelos clientes estão a ausência de suporte presencial quando

Continua após a publicidade

necessário (45%), seguida pelo medo de sofrer um ataque virtual (45%) e por problemas técnicos com os sites ou aplicativos (30%). Apenas 23% aponta a menor segurança que serviços financeiros tradicionais como a principal. 

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.