Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Declaração pré-preenchida do IR 2025 pode conter erros; saiba como usar e revisar corretamente

O modelo pré-preenchido facilita a declaração, sim. Mas ele não é à prova de erros. Veja os tropeços mais comuns e como corrigi-los.

Por Leo Caparroz
27 Maio 2025, 15h00 • Atualizado em 27 Maio 2025, 15h09
-
 (krisanapong detraphiphat/Getty Images)
Continua após publicidade
  • O prazo para a entrega do Imposto de Renda 2025 está chegando ao fim. A data limite para enviar a declaração é dia 30 de maio, sexta-feira, até às 23h59. Quem é obrigado a enviar o IR e atrasar a entrega vai pagar uma multa – o valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

    Com a data limite cada dia mais apertada, muitos cidadãos provavelmente vão acabar optando pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. No ano passado, o Fisco recebeu 46,4 milhões de declarações, sendo que 41,5% delas foram pré-preenchidas. Para este ano, a estimativa é de que 57% das declarações sejam feitas desse jeito que, segundo o Fisco, “facilita o preenchimento e reduz erros”.

    Já está no nome: esse modelo de declaração vem com algumas informações pré-preenchidas, o que facilita a prestação de contas e diminui a chance de você cometer algum erro no informe.

    Siga

    Contudo, ela não é perfeita. Mesmo que use a declaração pré-preenchida, as informações que estão ali ainda são de responsabilidade sua, contribuinte. Você ainda precisa revisá-la para garantir que não tenha nenhuma informação incorreta que possa te botar na malha fina.

    Erros ao usar a declaração pré-preenchida do IR 2025

    Os erros mais frequentes na declaração pré-preenchida do IR são dados incompletos ou desatualizados, divergências na base de dados e falta de informações relevantes. Se alguma das fontes não enviar suas informações para a Receita a tempo, ou enviar dados incorretos, a sua declaração vai refletir essas falhas.

    Em uma nota oficial, a Receita Federal jogou a culpa dos erros na declaração para outras instituições. Segundo ela, as falhas na pré-preenchida acontecem por conta do envio incorreto por bancos, corretoras e empresas empregadoras. O Fisco diz não ter controle sobre os dados presentes na declaração pré-preenchida, e que seu papel é apenas um canal de mediação entre as fontes pagadoras e os contribuintes.

    Continua após a publicidade

    Alguns dos principais erros que você pode encontrar na declaração pré-preenchida costumam ser:

    • Rendimentos incorretos ou ausentes (salários, aluguéis, investimentos);
    • Falta de saldos bancários;
    • Deduções não preenchidas (despesas médicas, educação, dependentes);
    • Problemas envolvendo dependentes (CPF e dados incorretos, inclusão indevida);
    • Contas não reconhecidas pelo contribuinte;
    • Bens e direitos não declarados (imóveis, veículos, aplicações financeiras);
    • Fundos de investimentos com rendimentos fora da ficha “Bens e Direitos”
    • Pagamentos e restituições anteriores com divergências;
    • Falhas nas informações de valores dos planos de saúde;
    • Erros em ajustes e compensações.

    O que fazer se a declaração pré-preenchida estiver errada?

    Bom, se você perceber erros na sua declaração pré-preenchida, você deve, obviamente, corrigi-los. A própria Receita Federal orienta que o contribuinte precisa conferir os dados com os comprovantes que tiver. Em caso de qualquer divergência entre os dados na pré-preenchida e os informes que você tiver, são esses últimos documentos que realmente valem.

    É muito importante que você, contribuinte, revise as informações presentes na declaração pré-preenchida. De novo, por mais que ela seja um modelo para facilitar sua vida, ela ainda está sujeita a erros. Uma boa e eficaz correção é essencial para evitar inconsistências fiscais que podem ser apuradas na malha fina.

    Continua após a publicidade

    “A declaração pré-preenchida tem, progressivamente, apresentado melhorias, porém o contribuinte deve estar ciente das principais falhas do sistema e se basear em documentos legítimos para realizar o preenchimento, com dados dos informes de rendimentos das fontes pagadoras, contratos, recibos, notas fiscais e demais informações que sustentem o preenchimento seguro”, afirma Dilma Rodrigues, sócia da Attend Consultoria.

    Como corrigir erros na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?

    Se a sua revisão pescou algum erro na declaração pré-preenchida, ótimo! É bem fácil corrigi-lo.

    Se você quer editar manualmente um campo, entre no programa da Receita, vá até a aba correspondente ao erro (seja ela “Rendimentos”, “Deduções” ou outra) e adicione ou altere os dados.

    Se você quer excluir informações incorretas por causa de um valor duplicado ou errado, é possível removê-lo da declaração.

    Continua após a publicidade

    Por fim, se percebeu que algum bem ou rendimento já declarado antes está faltando, você pode usar a função “Importar Declaração Anterior” e importar dados do ano passado.

    Lembrando que a Receita recomenda excluir qualquer informação que o contribuinte não reconheça. “Somente devem ser apresentadas na declaração as informações que o contribuinte puder comprovar”.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    BLACK
    FRIDAY

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.