Continua após publicidade

Conheça a Meu Dividendo, que antecipa o pagamento de proventos

A empresa calcula que o prazo para a remuneração de dividendos na bolsa tem sido superior a 70 dias úteis. Ela busca oferecer uma alternativa para investidores que têm pressa.

Por Camila Barros
11 out 2023, 06h12
-
 (Foto: Divulgação/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Existe um intervalo entre o dia em que uma empresa anuncia a distribuição de dividendos e o momento em que a grana cai na conta dos investidores. Tipo: no início de agosto, a Petrobras anunciou o pagamento de R$ 1,15 por ação. Terão direito à remuneração todos os investidores que compraram ações PETR3 ou PETR4 até o dia 21 daquele mês. Mas o pagamento só vai rolar no fim do ano, em duas parcelas – uma em novembro, outra em dezembro.

A Meu Dividendo calcula que, entre as pagadoras de dividendo da bolsa em 2023, o delay até a remuneração tem sido superior a 70 dias úteis. A empresa nasceu para atender investidores que têm pressa: ela antecipa os pagamentos desses proventos. O app, disponível na App Store e Google Play, foi ao ar no início deste ano e hoje tem 3 mil usuários ativos. 

Conversamos com Wendell Finotti, fundador e CEO da empresa, para entender como funciona o negócio. 

Compartilhe essa matéria via:

 

1- O que a empresa faz?

Continua após a publicidade

Nós fazemos a antecipação de proventos – que englobam tanto dividendos quanto Juros sobre Capital Próprio (JCP) – para investidores da bolsa. O cliente faz o adiantamento com a gente e nós cobramos uma taxa de deságio por isso. Aí ele tem esse dinheiro à disposição para poder usar hoje, não no futuro. 

[No dia em que a empresa efetua o pagamento do dividendo], o valor cai na conta da corretora do cliente normalmente. Emitimos um boleto com data de vencimento para o mesmo dia. Então ele pega o dinheiro do dividendo e faz o pagamento do nosso boleto. 

2- Qual é a fonte de receita de vocês? 

Continua após a publicidade

Hoje nossa receita vem exclusivamente das taxas de antecipação. Ela varia de acordo com o valor e o prazo até o pagamento [da empresa]. Costuma ficar entre 2% e 2,5% do valor total dos dividendos antecipados.

3- Quem é o público-alvo?

Investidores que não querem deixar esse dinheiro [dos dividendos] parado, sem reajuste. Quem quer buscar uma oportunidade de investimento mais interessante sem ter que colocar dinheiro novo ali no seu ecossistema de investimento.

Continua após a publicidade

[A ideia do negócio] veio de uma necessidade minha como investidor. Durante a pandemia, surgiram grandes oportunidades de investimento, só que eu não queria colocar mais dinheiro ali naquele meu ambiente de bolsa. Vi que eu tinha uns dividendos para receber e falei “poxa, como que eu faço para usar isso?”. Não existia essa possibilidade de usar esse dividendo antecipadamente. Então pensei: se isso era uma dor minha enquanto investidor, também poderia acontecer com outros investidores. 

Hoje, nosso maior volume de clientes está na faixa de 20 a 30 anos – apesar de o maior volume de negócios vir de pessoas mais velhas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.