Continua após publicidade

A importância da confiança para as empresas

Em palestra na 6ª edição do Fórum VAGAS, o professor Eugênio Mussak explicou por que criar uma cultura ética é papel das lideranças e algo fundamental nas crises

Por Por Redação Você S/A
Atualizado em 17 dez 2019, 15h22 - Publicado em 27 abr 2016, 09h59

São Paulo – Construir uma relação de confiança com seu empregador pode ser uma tarefa difícil e demandar tempo, mas este é um dos valores que sustenta o progresso da empresa. É assim que pensa Eugênio Mussak, professor na Fundação Dom Cabral, fundador da Sapiens Soluções, colunista da Você S/A e palestrante da 6ª edição do Fórum Vagas que aconteceu nesta última terça-feira, 26, no AMCHAM em São Paulo.

Durante sua palestra, Eugênio explicou que as crises econômica e política pelas quais o Brasil está passando hoje podem ajudar no desenvolvimento das empresas fazendo com que os profissionais façam uma revisão dos valores. Afinal, o que é mais importante: ter um funcionário que apresenta bons resultados, mas deixa de lado os valores éticos e morais; ou dar uma segunda chance ao empregado que não consegue alcançar as metas, mas demonstra ter um grande respeito pelos valores? Eugênio diz que a segunda opção é a melhor postura perante crises. Ao manter, segundo ele, uma pessoa corrupta na empresa, o empregador perde sua legitimidade como líder– e o papel da liderança é fundamental para mudar essa cultura de inferiorização dos valores. É função de quem está no topo realizar ações na empresa e dar o bom exemplo de ética para seus funcionários. “A cultura não muda de uma hora para outra, leva tempo, mas é muito importante que haja a participação das lideranças”, disse Eugênio à Você S/A.

Leia mais

+ Medo de fracassar e solidão são dilemas de quem quer empreender

Continua após a publicidade

+ 10 dicas para quem deseja empreender

Ousadia para abrir o próprio negócio

Ainda de acordo com o palestrante, toda empresa precisa de regras, mas não só delas. As regras, por si só, determinam o que podemos ou não podemos fazer. Os valores, por sua vez, conscientizam sobre o que devemos ou não fazer. Ter regras delimitadas, como no caso da Justiça, não é consequentemente pensar nos valores por trás das nossas ações. Podemos realizar tarefas e atingir nossa meta final sem sermos éticos, o que prejudica o desenvolvimento da confiança entre empregado e empregador e o crescimento da empresa. Destacar e exercer os valores no processo de trabalho faz com que as regras não sejam tão fundamentais e fiquem praticamente obsoletas com o tempo. 

Continua após a publicidade

A dificuldade de colocar os valores em prática, entretanto, encontra-se no fato deles serem intangíveis e na dificuldade de lidar com as vontades das pessoas. Em entrevista à Você S/A, o professor ressaltou que as chamadas gestões por controle são muito mais caras e menos eficientes do que as gestões por confiança. Enquanto na de controle o gestor precisa contratar alguém para trabalhar e outro para vigiar, na por confiança há uma relação mútua na qual o empregador demonstra confiar e o funcionário mostra resultados para tentar justificar que ele é digno daquele valor. “Gestão de pessoas não é controle. Você pode controlar objetos, produtos, finanças, mas não pessoas”, diz Eugênio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.