Exposição de obras de Picasso chega a São Paulo
Instituto Tomie Ohtake traz para São Paulo uma mostra com 153 peças do artista
Em maio estreou no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem. A mostra é composta de 153 peças e faz um percurso pelas principais fases do artista. Quase 90% das peças nunca foram apresentadas no Brasil. “Essa coleção reúne obras que Picasso guardou durante toda a sua vida – uma espécie de museu pessoal”, diz Emilia Philippot, do Musée National Picasso-Paris, curadora da exposição.
Os preparativos para a mostra duraram um ano e requereram quatro viagens para trazer todo o acervo de Paris e o trabalho de uma equipe de 20 pessoas na França e de outras 15 no Brasil. Entre os profissionais envolvidos estão o diretor de produção – responsável pela montagem da exposição segundo as exigências do museu de origem; cenógrafo, que define a forma adequada de expor cada peça; tradutor; restauradores, que preparam as peças para a viagem; embaladores, que produzem caixas isolantes para o transporte das obras; equipe de despacho aduaneiro; redator; e fotógrafo do catálogo.
Após tanto trabalho, a expectativa é bater novo recorde e superar as antecessoras Miró (700 000 visitantes) e Dalí (1,5 milhão). A exposição fica aberta até 14 de agosto, quando segue para o Rio de Janeiro.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 215 da revista Você S/A com o título “Quem faz a exposição acontecer”
Você S/A | Edição 215 | Junho de 2016