Continua após publicidade

O que o vício no celular diz sobre você?

Por que os smartphones causam tanta dependência e como fazer um detox digital? É o que explicamos no Rádio Peão dessa semana

Por Redação VCSA
Atualizado em 18 dez 2019, 16h37 - Publicado em 11 dez 2019, 06h00
 (Rádio Peão/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Várias pesquisas mostram que estar 100% do tempo online prejudica a produtividade e a criatividade e ainda pode influenciar no surgimento de doenças como ansiedade, depressão, estresse, déficit de atenção e transtorno obsessivo compulsivo. Mesmo assim, os brasileiros estão abusando.

Um levantamento feito pela Motorola em parceria com Nancy Etcoff, psicóloga da Universidade de Harvard, descobriu que 41,5% dos brasileiros estão viciados em seus celulares.

Mas por que estamos usando excessivamente esses dispositivos? E quais são as estratégias que profissionais, empresas e líderes devem desenvolver para encontrar um equilíbrio digital? Esses são alguns dos temas que vamos tratar no 18º episódio do Rádio Peão, o podcast semanal da VOCÊ S/A.

Quem conversa sobre o assunto com as editoras Elisa Tozzi e Mariana Poli é Cristiano Nabuco, psicólogo e coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Programa dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O programa está dividido em dois blocos. No primeiro, discutimos por que smartphones, redes sociais, e-mails e mensagens são tão viciantes. “À medida em que esses aplicativos começaram a ser desenvolvidos, uma parte expressiva dos usuários começou a perder o controle do uso. Há uma série de padrões obscuros por trás destas plataformas digitais. Elas são feitas para aumentar o tempo máximo de engajamento. As empresas de tecnologia valem mais do que as de petróleo e energia e nós somos o substrato dessas empresas. Existem engenheiros trabalhando 24 horas para tornar esses aplicativos mais viciantes”, diz Cristiano.

Continua após a publicidade

No segundo bloco, damos dicas de como encontrar o equilíbrio digital. “Se você desde o início começa a ter uma relação mais consciente com a tecnologia não respondendo mensagens de Whatsapp quando elas chegam,  as pessoas começam a ter uma expectativa diferente sobre você. Estabeleça a maneira como a tecnologia vai entrar na sua vida e não simplesmente fique com o telefone o tempo todo, respondendo enquanto guia o carro, porque você vai pagar um pedágio muito caro por isso”, diz Cristiano.

Ouça o episódio completo aqui:

Continua após a publicidade

 

Você pode ouvir o podcast Rádio Peão nos navegadores DeezerSpotifyPocket CastsPodcast Addict e YouTube!

Ouça os episódios anteriores do Rádio Peão:

#17 Precisamos ter medo dos robôs? 
#16 Como se tornar um líder inspirador
#15 Por dentro das 150 Melhores Empresas para Trabalhar

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.