Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

95% das empresas brasileiras já têm ações de sustentabilidade

Relatório do Sebrae mostra a influência da agenda ESG nas pequenas, médias e grandes empresas do país.

Por Leo Caparroz
15 jan 2025, 08h00
Foto aproximada das mãos de uma pessoa plantando mudas em solo fértil.
 (Tinnakorn Jorruang/Getty Images)
Continua após publicidade

A sustentabilidade está conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Uma série de empresas começaram a adotar uma agenda ESG, que é um conjunto de práticas que demonstram consciência social e ambiental. A sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que pode ser traduzida para Ambiental, Social e Governança.

Não é a troco de nada – inserir esses pilares em seus modelos de negócios faz bem para a imagem da marca. O sistema financeiro internacional até promove certos investimentos de capital para empresas que se alinhem a essas filosofias.

Por causa disso, o tema ganhou muita relevância no contexto empresarial – inclusive no Brasil. O relatório “ESG: Pequenas empresas, negócios sustentáveis”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirma que 95% das empresas brasileiras já iniciaram ações de sustentabilidade.

Os dados do relatório vieram de uma pesquisa realizada em 2021 pela Amcham (Câmara Americana de Comércio), com a participação de 178 líderes de companhias de diferentes portes e startups em operação no Brasil. Outro dado aponta que 68% dos empresários reconhecem benefícios diretos da agenda nos negócios e 23% reconhecem benefícios indiretos da agenda ESG.

Segundo o relatório, “empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança veem diversos impactos positivos, como maior lucratividade e até uma melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo”.

Continua após a publicidade

O Sebrae ressalta que essas não são medidas exclusivas para grandes empresas. Contudo, alguns empresários de pequeno e médio porte têm dificuldade em adotar práticas ESG. A maior delas é a falta de informação qualificada sobre o tema: segundo o relatório, 25 das 100 pequenas e médias empresas da cidade de São Paulo consultadas demonstraram ter ainda pouco conhecimento sobre ESG. Esses dados são de uma pesquisa da Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

Mesmo com as dificuldades, as empresas ouvidas reconhecem a importância das práticas ESG – principalmente o “S”. O estudo da FecomercioSP mostra que 46% das pequenas e médias empresas ouvidas consideram o aspecto social como sendo o mais relevante para seus negócios – superando os aspectos ambiental e de governança (ambos com 27%).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.