Duas dicas para diminuir o cansaço no trabalho durante dias corridos
Micropausas e apoio dos gestores podem surtir efeito nos resultados e bem-estar dos funcionários em épocas estressantes.

Dias agitados no trabalho podem causar muito estresse para os funcionários. Ao fim de um expediente intenso, os trabalhadores podem se sentir muito cansados, o que pode comprometer seu desempenho, seu bem-estar e saúde emocional.
Um novo estudo analisou o impacto de duas simples ações no nível de fadiga de contadores públicos: micropausas e apoio de gestores. Como resultado, os funcionários se sentiram menos estressados durante os dias mais agitados – o que pode servir também para medicina, direito ou outras profissões exigentes.
O estudo acompanhou os períodos de trabalho normais e mais movimentados de um grupo de contadores públicos. A implementação dessas duas atividades não impactou muito o nível de fadiga dos funcionários ao fim de dias normais; contudo, elas foram muito eficazes ao término de expedientes mais agitados – e ambas, ao mesmo tempo, produziram os maiores benefícios. Entre eles, os trabalhadores perceberam uma melhora na qualidade do sono, o que reduzia a fadiga também no dia seguinte.
Particularmente durante épocas mais movimentadas, os contadores públicos costumam trabalhar por longas horas, com cargas significativas e prazos apertados. Fadiga e esgotamento são causas básicas de problemas de qualidade da auditoria. Em um acompanhamento, os autores do estudo encontraram evidências de que uma micropausa de um minuto reduzia a fadiga e se traduzia diretamente em melhor detecção de erros.
“Primeiro, micropausas são uma maneira simples e econômica de gerenciar a fadiga, especialmente quando as cargas de trabalho são altas”, afirma Lindsay M. Andiola, professora de contabilidade na Virginia Commonwealth University e principal autora do estudo. “Em segundo lugar, o suporte da supervisão desempenha um papel crítico na mitigação da fadiga. Juntos, esses dois mecanismos oferecem o alívio mais substancial para profissionais que trabalham em temporadas movimentadas ou outros períodos de trabalho de alto estresse.”
Micropausas desviam momentaneamente a atenção de uma pessoa do trabalho e promovem a recuperação. Seja tomar uma xícara de café ou um lanche, um breve alongamento ou ler um pequeno artigo de notícias, atividades assim ajudam a aliviar o estresse da insistente demanda.
No lado dos gestores, eles podem mostrar suporte simplesmente perguntando aos funcionários se eles precisam de ajuda ou têm dúvidas sobre seu trabalho, ou mostrando apreço por sua função ou perguntando como eles estão se saindo em um nível pessoal.
Em estudos relacionados ao local de trabalho, o modelo de demandas sugere que o estresse reflete um desequilíbrio entre as expectativas sobre os trabalhadores e as ferramentas que eles têm para gerenciá-las. O novo estudo fornece evidências de que a redução da fadiga melhora os resultados.