Millennials são principais alvos de golpistas na Black Friday
Dados da Serasa Experian indicam que geração sofreu a maioria das tentativas de fraudes online durante as promoções do ano passado.
Nascidos entre 1980 e 1995, os millennials foram responsáveis pela maior parte do consumo online na Black Friday de 2024. Ao mesmo tempo, as mais de 2 milhões de transações também fizeram da geração a mais visada por golpistas: durante as promoções, quase 30% das tentativas de fraudes foram direcionadas a esses consumidores.
Os dados fazem parte de um levantamento da Serasa Experian, que monitorou 5,2 milhões de transações no período. O levantamento mostra também que, apesar do número de pedidos muito inferior ao dos millennials, a geração Z foi a segunda mais atacada, concentrando 23,4% das fraudes evitadas. Já no recorte de gênero, os homens sofreram mais tentativas de golpes (29,9%) que as mulheres (28,1%), embora o consumo tenha sido maior entre o público feminino.
A Serasa comparou ainda o comportamento dos consumidores e dos fraudadores. Enquanto o fluxo de pedidos foi maior das 10h às 23h, atingindo seu pico entre 13h e 14h, os criminosos ficaram mais ativos durante a madrugada: a taxa de ataques dobrou entre meia noite e 2h da manhã, mesmo que o volume de compras estivesse reduzido a 65 mil por hora nesse período.
De acordo com Rodrigo Sanchez, diretor da Serasa Experian, os golpistas se antecipam ao auge das promoções para aproveitar distrações e brechas. “Os criminosos seguem o movimento do consumidor, quando ele acelera, eles também. O segredo está em antecipar o risco, e não apenas reagir a ele”, aconselha.
Ainda segundo o levantamento, 32,4 mil tentativas de golpes, que somavam um total de R$ 51,8 milhões, foram interceptadas durante a Black Friday de 2024. E o Pix foi o método de pagamento mais popular, utilizado em mais de 570 mil pedidos. Contudo, por não apresentar os mesmos mecanismos antifraudes dos cartões de crédito, as operações via Pix são mais vulneráveis e demandam uma maior integração entre bancos, varejistas e fintechs, alerta a Serasa.
Quer aprender a se proteger de golpes digitais? Este guia da Você S/A explica quais são os tipos de fraudes mais comuns, como funciona o roteiro de um golpista e o que pode ser feito para se blindar dessas armadilhas. Boa leitura!





