Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Quase 60% dos trabalhadores sentem culpa por tirar férias, indica pesquisa

Preocupação com o trabalho acumulado e medo da demissão estão entre as razões por trás do sentimento.

Por Gabriela Teixeira
19 ago 2025, 08h00
Homem descansando enquanto boia em mar aberto no verão.
 (Alberto Case/Getty Images)
Continua após publicidade

Sombra, água fresca e… ansiedade? Uma pesquisa conduzida pela LiveCareer com mais de mil americanos constatou que, no lugar de relaxamento, as férias podem causar bastante estresse para a maioria dos trabalhadores.

Por razões distintas, 59% dos entrevistados afirmaram que se sentem ansiosos ao tirar um período de descanso. Alguns se preocupam com a quantidade de trabalho que se acumulará durante o período de ausência (19%), outros imaginam que perderão oportunidades importantes (19%) ou que serão vistos como funcionários descomprometidos (12%) e há até quem tenha medo de ser demitido durante as férias (8%).

Tamanha insegurança não é infundada, mas reflexo da cultura no ambiente de trabalho: 42% dos participantes da pesquisa disseram ser desencorajados, seja de modo sutil ou escancarado, ao tentar usar suas férias remuneradas. Quando isso ocorre, o descanso se torna mais uma permissão que um direito, aponta o estudo.

A postura da chefia em relação ao próprio descanso também impacta: um em cada cinco trabalhadores se mostrou menos propenso a folgar caso seus chefes raramente façam o mesmo. Além disso, quando finalmente saem de férias, é por um período bem mais curto do que o tempo total disponível. Ao todo, apenas 21% dos entrevistados planejavam passar mais de uma semana longe do trabalho.

O que fazer então para mitigar a culpa? Na visão dos próprios participantes da pesquisa, a resposta está em maior suporte por parte das empresas, sobretudo a partir da garantia de uma maior estabilidade financeira (51%), mais tempo de férias (26%) e de que haverá alguém para cobri-los enquanto estiverem fora (25%).

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.