Startup indiana viraliza por demitir funcionários por burnout, mas diz que foi estratégia de marketing
Segundo a companhia, a ação serviu para conscientizar sobre a exaustão no espaço de trabalho.

udo começou com um post no LinkedIn. Nele, uma captura de tela de um email enviado pelo RH da YesMadam – startup indiana de serviços móveis de beleza – mostrava os resultados de uma pesquisa que buscava medir o estresse no local de trabalho.
Até aí, tudo bem. O que radicalizou os internautas foi a continuação da mensagem: segundo a empresa, para garantir que ninguém permaneça estressado no trabalho, eles tomaram a decisão de se separar de 100 funcionários que indicaram estresse significativo.
A publicação viralizou na rede social – e acendeu fortes críticas à empresa. Elas, posteriormente, foram rebatidas pela empresa em outra publicação da rede azulzinha e em seu Instagram: segundo a YesMadam, o e-mail havia sido parte de uma suposta “estratégia de marketing” para ajudar na visibilidade do lançamento da primeira “Política de Licença para Desestressar” da Índia.
Isso daria aos funcionários um tempo de licença remunerada para saúde mental. Eles também afirmaram que planejam introduzir um programa que oferece sessões de spa para ajudar a equipe a relaxar, de nome Happy 2 Heal.
O papo não colou com grande parte dos internautas. Apesar das boas intenções que a empresa declara na publicação, os comentários dividem a discussão entre relevante e insensível. Especialmente no contexto do país: segundo dados do Instituto UKG Workforce, 78% dos funcionários indianos já passaram por um burnout.