Tóquio implementará semana de quatro dias a funcionários públicos
País atingiu taxas historicamente baixas de infertilidade. O dia a mais de descanso na semana quer mudar isso.

xistem muitos motivos pelos quais as empresas e órgãos governamentais estão implementando a semana de quatro dias. Qualidade de vida, saúde mental, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho… ao que tudo indica, pode ajudar na fertilidade também.
É isso que Tóquio está querendo fazer. A capital do Japão está planejando implementar a semana de quatro dias para seus funcionários públicos, em uma tentativa de elevar as taxas de natalidade do país, que atingiram mínimas históricas. A ideia é que o esquema entre em voga em abril de 2025.
Vale dizer que, atualmente, os funcionários têm uma folga de sexta a cada mês. A política visa tornar o esquema oficial todas as semanas.
Concomitante a isso, outra política do governo permitirá que mães e pais de crianças matriculadas no ensino fundamental (do primeiro ao terceiro ano) poderão trocar parte de seus salários para sair mais cedo do trabalho.
No ano passado, os nascimentos em Tóquio caíram 5,1%, e os casamentos diminuíram 5,9% (atingindo o menor patamar em quase um século). Enquanto isso, o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu um recorde, representando quase 30% da população local. Se ao gás extra do fim de semana possibilitará a reversão da tendência, a ver.